-
NUTS II:
Alentejo
-
Área geográfica:
A área geográfica de produção, extração e acondicionamento abrange os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, nas freguesias de Na Sr.ª de Machede, S. Mansos, S. Vicente do Pigeiro, S. Miguel de Machede e S. Bento do Mato do concelho de Évora, às freguesias de Luz e Mourão do concelho de Mourão, aos concelhos de Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa do distrito de Évora, aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Marvão, Monforte, Nisa, Portalegre e Sousel.
-
Descrição:
Azeite virgem extra e azeite virgem, de baixa a muito baixa acidez, ligeiramente espessos, frutados, com cor amarelo ouro por vezes esverdeada. Obtém-se por extração por processos mecânicos de azeitona da variedade Galega (mínimo 65 %), podendo ser toleradas as variedades Azeiteira, Blanqueta, Redondil e Carrasquenha (máximo de 5 %) e Cobrançosa (máximo de 10 %). Perfume e gosto suave característico e agradável ao paladar.
-
Forma de utilização:
Azeites virgem extra são ideais como entrada, para temperar a cru (saladas, sopas, molhos, peixes e carnes) e na doçaria tradicional. Os azeites virgem são apropriados na confeção de assados, sopas, refogados ou marinadas.
Produtores
- APAFNA - Agrupamento de Produtores Agrícolas e Florestais do Norte Alentejano
- Cooperativa Agrícola do Ervedal e Figueira e Barros
- Cooperativa De Olivicultores de Borba, CRL.
- Cooperativa Agrícola Olivicultores de Estremoz
- Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Casa Branca CRL
- Cooperativa Agrícola Olivicultores de Estremoz CRL
- Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Sousel CRL
- Cooperativa Agrícola António Picado Nunes lda
- Esporão
- Olidal - Olivicultores do Alentejo, CRL.
Organismo de Controlo e Certificação
- AGRICERT, Certificação de Produtos Alimentares, Lda
Agrupamento de Produtores
- APAFNA - Agrupamento de Produtores Agrícolas e Florestais do Norte Alentejano