-
NUTS II:
Centro
-
Área geográfica:
A área de produção, transformação e acondicionamento, para o azeite da Beira Alta está circunscrita aos concelhos de Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Guarda, Fornos de Algodres, Trancoso, Celorico da Beira, Seia, Gouveia, Manteigas e Almeida; para o azeite da Beira Baixa está circunscrita aos concelhos de Sabugal, Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação.
-
Descrição:
Azeite virgem extra e azeite virgem produzido a partir das variedades de azeitona Galega, Cornicabra, Carrasquenha, Negrinha, Madural e Cobrançosa (Azeite da Beira Alta) e sobretudo Galega mas também Bical e Cordovil (Azeite da Beira Baixa). No que respeita às caraterísticas organoléticas, apresenta cor amarela levemente esverdeada a amarela clara. Sabor frutado e aroma sui generis.
-
Forma de utilização:
Azeites virgem extra são ideais como entrada, para temperar a cru (saladas, sopas, molhos, peixes e carnes) e na doçaria tradicional. Os azeites virgem são apropriados na confeção de assados, sopas, refogados ou marinadas.
Produtores
- Amado e Gonçalves
- Dulfar
- Lagar Fio da Beira
- Rodoliv - Cooperativa de Azeites de Ródão, CRL
Organismo de Controlo e Certificação
- CERTIS - Controlo e Certificação, Lda
Agrupamento de Produtores
- APABI - Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior